Estatistica
1. Conceitue e exemplifique:
A) População;
O conjunto da totalidade dos indivíduos sobre o qual se faz uma inferência recebe o nome de população ou universo. A população congrega todas as observações que sejam relevantes para o estudo de uma ou mais características dos indivíduos, os quais podem ser concebidos tanto como seres animados ou inanimados. Em linguagem mais formal, a população é o conjunto constituído por todos os indivíduos que apresentem pelo menos uma característica comum, cujo comportamento interessa analisar (inferir).
Ex.:Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região formam uma população. Por exemplo: as onças do pantanal formam uma população.
B) Amostra casual ou aleatória;
Este tipo de amostragem é equivalente a um sorteio lotérico. Ela pode ser realizada numerando-se a população de 1 a n e sorteando por meio de um dispositivo aleatório qualquer, K números dessa população que corresponderá aos elementos pertencentes à amostra.
Ex.: obter uma amostra representativa de 10% para a pesquisa de estatura de 70 alunos:
- numeramos os alunos de 01 a 70;
- escrevem-se os números de 01 a 70 em pedaços iguais de papéis, coloque-os dentro de uma caixa e proceda ao sorteio, tirando um a um, sete números que formarão a amostra.
C) Amostra proporcional estratificada;
É quando a população se subdivide em sub-populações (estratos). Quando a população se divide em estratos, convém que o sorteio dos elementos da amostra leve em consideração tais estratos, daí obtém-se os elementos da amostra proporcional ao número de elementos desse estrato.
Ex.: Se considerarmos o exemplo anterior, que, dos 70 alunos, 40 sejam meninas e 30 meninos, vamos obter amostra proporcional estratificada.
Temos dois estratos (sexo masculino e feminino) se queremos uma amostra de 10%, teremos 3 homens (10% de 30) e 4 mulheres (10% de 40).
D) Fenômenos típicos;
Os fenômenos típicos são aqueles que se