Estatistica
É em organizações que esta mostra a sua funcionalidade:
Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa.
Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção.
Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social.
Num ápice a informação da estatística passou a ser uma ferramenta essencial para a produção e atuação do conhecimento. As organizações modernas estão a tornar-se cada vez mais dependentes do uso de dados estatísticos para se obter informações essenciais sobre diversos processos de trabalho.
Os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. É reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planeamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade.
Podemos concluir que a importância da estatística vai para além dos números. Ver os jornais da TV e ler nas revistas dados, percentagem, projeções, a bolsa de valores que sobe e desce, reflete apenas o que as pesquisas de opinião e previsões dizem, mas a estatística vai além, é preciso que os números sejam confiáveis e que tenham garantia de qualidade. Um individuo, na humanidade, tem que saber avaliar dados e não ser enganado por números mascarados, isto serve para o sujeito não tomar decisões erradas e ir em contra aos seus princípios. Finalmente, entender a estatística é ter o controla das nossas decisões, ou seja, o controlo da nossa vida.
O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos.