ESTATISTICA
ANALISE DE REGRESSÃO ASSOCIADA AO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO APLICADO NA PRODUÇÃO DE CERÂMICA
ANA PAULA ANDRADE SANTOS
DEISILAYNE MENEZES DA SILVA
HILTON ROCHA SILVEIRA
Prof: ALLISSON WESLEY DO NASCIMENTO VENCESLAU
ARACAJU
ABRIL/2015
I – INTRODUÇÃO
Diversos campos e pesquisas na área da engenharia civil são auxiliados pelos métodos estatísticos. Um dos mais comuns é a utilização da regressão linear.
II – OBJETIVO
Os módulos de regressão linear têm como objetivo minimizar os erros e encontrar as estimativas para os parâmetros de regressão.
III – RESUMO
Nesse trabalho desenvolveu-se um estudo para melhorar o gerenciamento da produção de uma industria cerâmica, de modo a termos subsídios para monitorar e planejar o processo produtivo, utilizando-se de técnicas de análise de regressão associada ao controle estatístico do processo. Ajustou-se um modelo para explicar a variação da produção a partir dos conhecimentos das condições climáticas registradas na região e estabeleceram-se limites de controle para verificar a estabilidade do processo. Tomou-se como base de dados a produção mensal de cerâmicas no período de 2003 a 2005 e os respectivos registros climáticos. No modelo ajustado, obteve-se a variável temperatura como a mais significativa (p = 0,0000000) para o modelo, explicando 59,21% da variação da variável produção de cerâmicas. Observou-se que, a produção mensal encontra-se sob controle estatístico, sendo possível monitorar o processo e fazer planejamento de produção.
IV – DESENVOLVIMENTO
O processo de produção de cerâmicas em questão sofre influencia das condições climáticas, pois o período de secagem dos tijolos é natural, dependendo do clima. Portanto, para iniciar a aplicação do CEP, foi analisada a relação existente entre o processo de produção e as condições climáticas da região, utilizando como variáveis climáticas; temperatura média, umidade relativa do ar, chuva acumulada e a