estatistica
1
7 - AMOSTRAGEM
No Capítulo 6 apresentamos as principais etapas do planejamento de uma pesquisa estatística. Na Seção 6.2.2 - Coleta de Dados, vimos que há duas formas de conduzir um estudo: por censo ou por amostragem, sendo que o censo consiste em simplesmente em estudar todos os elementos da população, e a amostragem pesquisa apenas uma pequena parte dela, suposta representativa do todo. Avaliamos quando era aconselhável ou não usar amostragem. Para realizar um estudo por amostragem, de maneira que seus resultados sejam válidos e possam generalizados para a população algumas técnicas precisam ser empregadas. Estas técnicas constituem o conteúdo deste Capítulo. A essência deste processo é mostrada na figura 1:
AMOSTRAGEM
POPULAÇÃO
Amostra
Generalização
Figura 1 - Processo de amostragem e generalização
7.1 - Plano de Amostragem
Uma vez tendo decidido realizar a pesquisa selecionando uma amostra da população é preciso elaborar o plano de amostragem. O plano de amostragem consiste em definir as unidades amostrais, modo como a amostra será retirada (o tipo de amostragem), e o próprio tamanho da amostra. As unidades amostrais são as unidades selecionadas para se chegar aos elementos da própria população. Podem ser os próprios elementos da população, quando há acesso direto a eles, ou qualquer outra unidade que possibilite chegar até eles: selecionar os domicílios como unidades de amostragem, para chegar até as famílias (que são os elementos da população); selecionar as turmas como unidades de amostragem, para chegar até os alunos (que são os elementos da população).
A definição de como a amostra será retirada consiste em definir o tipo de amostragem, e podemos ver um resumo dos tipos na Figura 2:
INE 7002 - Amostragem
2
Aleatória (casual) simples
Sistemática
Amostragem Probabilística
(Aleatória)
Estratificada
Por Conglomerados
A esmo
Intencional (por julgamento)
Amostragem Não