Estatistica
CURSO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA – FILOSOFIA E ÉTICA
PROFESSOR –
ACADEMICA – .
KARL MARX
VIDA E OBRAS - Nasceu em Trèves, cidade ao sul da Prússia Renana, na fronteira da França, no dia 5 de maio de 1818. Principais obras: Manuscritos econômico-filosóficos, 1844, A ideologia alemã, 1845 (escrito em colaboração com Engels), A miséria da Filosofia, 1847, Manifesto comunista, 1848, As lutas de classe na França entre 1848 e 1850, Os 18 Brumário de Luís Bonaparte, 1852, Contribuição à crítica da Economia Política, 1857 e O Capital, 1867.
CONTEXTUALIZAÇÃO – Foi redator de uma gazeta liberal em Colônia, mudou-se em 1842 para Paris, onde conheceu Friedrich Engels, seu companheiro de idéias e publicações por toda a vida. Expulso da França em 1845 foi para Bruxelas, onde participou da recem-fundada Liga dos Comunistas. Em 1848 escreveu com Engels O manifesto do Partido Comunista, obra fundadora do “marxismo” enquanto movimento político e social a favor do proletariado. Com o malogro das revoluções sociais de 1848, Marx mudou-se para Londres, onde se dedicou a um grandioso estudo critico da economia política. Marx foi um dos fundadores da Associação Internacional dos Operários.
PRINCIPAIS IDÉIAS - Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
CONCLUSÃO - Este notável personagem histórico faleceu em Londres, Inglaterra, em 14 de