estatistica
A estatística, como outras ciências, possui conceitos e símbolos especiais cujo conhecimento é importante para a sua compreensão.
Alguns desses e conceitos são: população, amostra, distribuição de frequência, probabilidade, acaso, erro e estimativa.
As medidas e contagens em estatística, para terem sentido, devem ser limitadas a certo grupo ou conjunto de objetos que é chamado, em estatística, de população. O termo população refere-se a uma população estatística, e a menos de especificação contrária é utilizada nesse sentido técnico.
Quando descrevemos uma população estatística devemos diferenciar entre o objeto da população e a característica da população. Exemplos:
Objeto Característica
Pessoas Número, peso, altura, rendimentos.
Fazenda Acres, gado
Luz Velocidade, índice de refração
Lâmpadas elétricas Durabilidade, potência
Outra classificação de uma população é quanto ao número de objetos da mesma. Este pode ser finito ou infinito.
Populações finitas são aquelas compostas de um número finito de objetos e elementos.
Populações infinitas são aquelas compostas de um grande número de objetos ou elementos ou estes são obtidos por operações repetidas indefinidamente. Temos por exemplo, a medida do comprimento de um objeto.
Uma amostra é uma parte de um todo ou agregado. Especificamente, é uma parte de uma população estatística que foi selecionada ao acaso e é usada como base para fazer estimativas e tirar conclusões com relação a uma população.
É praticamente impossível medir-se todos os valores de uma grandeza (por exemplo: determinar o peso de todos os homens do mundo com 40 anos de idade). Assim, utilizam-se os dados de uma única experiência. Estes dados constituem uma amostra extraída de toda a população possível de se medir.
Distribuições de Frequência Discreta
Se realizarmos uma série de medidas de uma grandeza é importante por em evidência com que frequência ocorre cada valor ou grupo de valores de grandeza.