Estatistica
Profissional: Socióloga
Nome: Alda de Jesus Lindoso
Graduação: Universidade Federal do Maranhão
1) Por que o homem busca tanto afeto, aprovação social, prestígios, segurança e auto realização?
O homem é um animal que não vive sozinho, pois todo ser humano, desde que nasce até o momento em que morre, precisa da companhia de outros seres humanos, então, a busca permanente por afeto, aprovação social, prestigio, segurança e auto realização se justifica pelo fato que, à medida que este homem vai se inserindo na sociedade, através da escola, e do trabalho ou de qualquer outra forma, estas necessidades se fazem presente em sentimentos, desejos, interesses, tendências, valores e emoções, ou seja, em todos os campos da vida.
Como o homem é um animal político, pois é a própria natureza humana que exige a vida em sociedade é importante lembrar que não é só para atender as suas necessidades materiais que o ser humano precisa da companhia de seus semelhantes. O ser humano não é apenas um animal que vive, é também um animal que convive, ou seja, o ser humano sente a necessidade de viver, mas ao mesmo tempo também a necessidade de viver junto com outros seres humanos. E como essa convivência cria sempre a possibilidade de conflitos é preciso encontrar uma forma de organização social que torne menos graves os conflitos e que solucione as divergências, de modo que fique assegurado o respeito à individualidade de cada um.
2) "O homem é um animal racional". Como isso afeta sua conduta?
Por ser racional, o homem é obrigado a respeitar regras para que possa viver em sociedade. A sociedade que é uma construção do próprio homem dita as regras de conduta que devem ser respeitadas e aceitas por todos, pois são elas que conduzem as sociedades, por isso o homem tem a sua conduta controlada, já que, diferentemente dos animais irracionais, ele pode ser punido por qualquer ato que vá contra aquilo que esta previamente determinado pela