Estatistica
1) A motivação vem de dentro da pessoa ou é resultado de uma situação? Explique.
É resultado de uma situação, pois de acordo com as circunstâncias as quais somos submetidos, podemos nos sentir com muita motivação ou pouca motivação.
2) Quais são as implicações das teorias X e Y para as práticas de motivação?
A teoria X parte da premissa de que as necessidades de nível mais baixo dominam os indivíduos. A teoria Y, de que as necessidades de nível mais alto são as dominantes.
Segundo McGredor, na teoria X, os executivos acreditam que os funcionários não gostam de trabalhar e tentarão evitar o trabalho sempre que possível, que precisam ser coagidos, controlados e ameaçados com punições para que atinjam as metas, que evitam responsabilidades e buscam orientação formal sempre que possível e que colocam a segurança acima de todos os fatores ligados ao trabalho, mostrando pouca ambição.
Já na Teoria Y, acreditam que, os funcionários podem achar o trabalho algo natural como descansar ou se divertir, as pessoas demonstrarão autocontrole e auto-orientação se estiverem comprometidas com os objetivos, o trabalhador mediano é capaz de aprender e aceitar, e até buscar responsabilidade, e que a capacidade de tomar decisões inovadoras pode ser encontrada em qualquer pessoa.
3) Compare a hierarquia das necessidades de Maslow, com (a) a teoria ERG, de Alderfer e, (b) a teoria de dois fatores de Herzberg.
(a) Teoria ERG: Além de trocar 5 necessidades, por apenas 3, a Teoria de ERG demonstra que mais de uma necessidade pode estar ativa ao mesmo tempo e que se uma necessidade de nível superior for reprimida, o desejo de satisfazer outra de nível inferior aumentará. A hierarquia das necessidades de Maslow segue uma rígida progressão em etapas consecutivas, onde até que uma necessidade de nível baixo não for satisfeita, não se pode passar para a próxima.
(b) Teoria de Herzberg: Na Teoria dos dois fatores, Herzberg separa