Estatistica
A Estatística é ma parte da matemática que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Seu aspecto essencial é o de proporcionar métodos inferenciais, que permitam conclusões que transcendam os dados obtidos inicialmente.
A Estatística se divide em duas áreas:
1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA: trata-se da coleta, da organização e da descrição dados numéricos referentes a uma população ou amostra.
2. ESTATÍSTICA INDUTIVA OU INFERENCIAL: trata-se da coleção de métodos e técnicas utilizados para se estudar uma população baseados em amostras probabilísticas desta mesma população.
POPULAÇÃO
Denomina-se população ou universo estatístico um conjunto formado por elementos portadores de, pelo menos, ma característica em comum ou que satisfazem uma mesma propriedade, sendo objetos de interesse para estudo.
Na estatística o termo população é mais abrangente do que o usado na linguagem comum, o qual significa o conjunto dos habitantes de certo lugar.
Exemplos de população: o conjunto de funcionários da Empresa Alpha, o conjunto dos alunos de uma escola etc.
Quanto ao tipo, as populações podem ser:
1. Finitas: São aquelas populações que apresentam um número limitado de indivíduos. Pode ser feita a contagem exata dos elementos que as compõem
2. Infinitas: Essas normalmente estão associadas a processos em que o número de observações não tem fim. Uma população infinita deverá, portanto, ser concebida apenas como um esquema conceitual e teórico.
Na prática, quando uma população é finita com um úmero grande de elementos, considera-se como população infinita.
AMOSTRA
Entende-se por amostra uma parte ou subconjunto representativo da população que se quer estudar.
Considerando-se a possibilidade, na maioria das vez do tratamento de todos os elementos da população, limita-se as observações referente s a uma determinada pesquisa à apenas uma amostra dela. No