ESTATISTICA
Alunos (as):
Ministrante:
Disciplina: Estatística
Período: 2014.1
Turma:
MAIO/2014
INTRODUÇÃO
Existem vários tipos de gráficos (gráfico de coluna, linha, pizza e barras são os mais conhecidos), porém um único tipo de tabela. Os gráficos podem ser em duas ou três dimensões, porém, isso não afeta em nada nos seus dados. Já a tabela, pode ser infinita, porém só existe um único modelo de tabela (linha x coluna).
Os vários tipos de representações feitas em gráficos e tabelas constituem uma ferramenta de grande importância em nosso dia-a-dia, pois facilitam a análise e a interpretação de um conjunto de dados. Os demais estão presentes em diversos meios de comunicação e estão ligados aos mais variados assuntos do nosso cotidiano. Sua importância está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações que eles nos expressam. Os dados coletados e distribuídos em tabelas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva.
O recurso gráfico possibilita aos meios de comunicação a elaboração de inúmeras ilustrações, tornando a leitura mais agradável.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Aprofundando mais o assunto sobre a apresentação de dados em gráficos e tabelas sabemos que estas se dividem em duas variáveis, tais como: qualitativas e quantitativas.
A variável qualitativa define-se em serem as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais. Nas nominais não há uma ordem natural, servindo como exemplo o sexo de uma pessoa. Já nas ordinais existe uma ordem natural, como por exemplo, o índice de aprovação de um atendente ou um político: péssimo, ruim, regular, bom ou ótimo.
A variável quantitativa classifica-se em medir quantidades, são as características que