Estatistica
O caso a ser estudado é uma amostra estatística do número de acidentes de trabalho ocorridos em uma determinada empresa durante determinado período. A empresa em que foram apurados os dados é uma distribuidora As informações coletadas foram oferecidas por um tecnico de segurança do trabalho, os dados são verídicos, e foram calculados a partir de fórmulas prescritas pela legislação prevencionista.
Neste trabalho, os dados coletados são apresentados por meio de gráficos e tabelas, com a finalidade de averiguar a principais causas e conseqüências do ocorrido. Desta forma, é possível construir um diagnóstico mais preciso sobre a ocorrência destes acidentes, e propiciar a elaboração de políticas mais eficazes para as áreas relacionadas com o tema.
OBJETIVOS
Esta pesquisa foi levantada com o intuito de apurar o número de acidentes de trabalho de uma empresa de grande porte valendo-se de dados estatísticos.
Analisando as causas, esperamos encontrar soluções alternativas para a redução do problema.
DESENVOLVIMENTO
A pesquisa de caráter descritivo foi desenvolvida em uma determinada empresa e com a ajuda de um técnico de segurança do trabalho da empresa, pudemos adquirir os dados necessários para o desenvolvimento do trabalho através de amostras de conveniências. Valendo-se de dados quantitativos com resultados de variáveis descontinuas, enumeramos o número de acidentes de trabalho com e sem afastamentos ocorridos na empresa durante o primeiro semestre de 2013. São considerados acidentes com afastamento aqueles em que o funcionário se afasta de suas atividades durante o tratamento/recuperação; sem afastamentos são aqueles em que o acidentado retorna ao trabalho até o dia seguinte ao ocorrido.
Os dados foram calculados dentro da legislação prevencionista utilizando as seguintes fórmulas:
• Taxa de