Estatistica
Passo 0 Coeficiente de Correlação Coeficiente de Correlação é uma medida do grau e da direção de uma relação linear entre duas variáveis. O símbolo r representa o coeficiente de correlação amostral. A fórmula para r é: onde n é o número de pares de dados. Este coeficiente varia entre os valores -1 e 1. O valor 0 (zero) significa que não há relação linear, o valor 1 indica uma relação linear perfeita e o valor -1 também indica uma relação linear perfeita mas inversa, ou seja quando uma das variáveis aumenta a outra diminuí. Quanto mais próximo estiver de 1 e -1, mais forte é a associação linear entre as duas variáveis. Para podermos estar calculando o coeficiente de correlação é necessário seguir os seguintes passos:
1.
Obter a soma dos valores x
Ʃx
2.
Obter a soma dos valores y
Ʃy
3.
Multiplicar os valores de x por y correspondente e em seguida somar os valores.
Ʃxy
4.
Elevar ao quadrado cada valor de x
Ʃx2
5.
Elevar ao quadrado cada valor de y
Ʃy2
6.
Calcular o coeficiente de relação (fórmula acima)
Podemos também utilizar programas tecnológicos para calcularmos o coeficiente de correlação, com os programas Crosspsi, TI-83, Excel e o Minitab.
Vamos ver agora alguns modelos de correlação linear positiva, negativa ou nula.
De acordo com o valor do coeficiente da correlação podemos dizer que a correlação é da seguinte forma:
Probabilidade A história da teoria das probabilidades, teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório. Experimento Aleatório: é aquele experimento que quando repetido em iguais condições, podem fornecer resultados diferentes, ou seja, são resultados explicados ao acaso. Quando se fala de tempo e possibilidade de ganho na loteria, a abordagem envolve cálculo de experimento