estatistica
-(FOUCAULT) Há alguns mecanismos racionais sociais que são especialistas em domesticar seres humanos e tirar nossa racionalidade e acabar com nossa autonomia; 3 grandes instituições culpas : a escola, prisão e os hospitais ( espaços de saúde-psiquiátricos e sanatórios) Ele fala que elas são extremamente parecidas e criadas com o mesmo propósito. A escola em primeira instancia não é feita para ensinar, prisão não para socializar e hospital não para curar. Elas sequestram a autonomia do individuo. Controle de um tempo dos indivíduos (é pessoal e subjetivo) Se o ser humano fosse permitido para usar seu tempo da forma que quer, eles estariam na sua plenitude autônoma. Controle do espaço( filas, quadrados ). Existem muitos recursos de adestramento do ser humano funcionando numa rede inteligente que decorre sobre a vida inteira do individuo. O Foucault mostra o quando isso é coercitivo. Segurança e vigilância andam juntas.
-Segundo F. na modernidade a vigilância é muito mais simbólico e moral. Essa violência simbólica é uma arma na mão das pessoas de uma forca gigantesca. Na modernidade há a descoberta do corpo como objeto de alvo e poder. Há um surgimento de esquemas de docilidade-utilidade expressos numa autonomia politica. Começamo-nos a se tornar subjetivamente domesticados e dentro de um padrão
-Relacionando com Kant, os mecanismos sociais reduziram a capacidade dos seres humanos de pensar que viram quase um animal devido a rotina automática que os seres humanos passaram a ser inseridos. Kant diz que sem isso tudo que Foucault fala, haveria um esclarecimento. Somos corpos dóceis (âmbito poltico) e úteis ( amito econômico)
-A modernidade cria modalidades de controle que antes não