estatistica
CURSO DE PSICOLOGIA
BrennaRayane
Lídia Maria
Taires Santos
ESTATISTICA
TERESINA (PI)
2014
BrennaRayane
Lídia Maria
Taires Santos
Estatística
Atividade apresentada ao Curso de Psicologia, da FSA, como complemento de Carga Horária da disciplina Estatística Aplicada à Psicologia. Professor orientador: Gilberto Costa.
TERESINA – PI
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 TIPOS DE SÉRIES 4 2.1 Específica 4 2.2 Temporal 5 2.3 Geográfica 6 2.4 Mista 7 2.5 Distribuição de Frequência 8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
SÉRIE ESTATÍSTICA É qualquer tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie.
Séries Homógradas: são aquelas em que a variável descrita apresenta variação discreta ou descontínua. Podem ser do tipo temporal, geográfica ou específica.
a) Série Temporal: Identifica-se pelo caráter variável do fator cronológico. O local e a espécie (fenômeno) são elementos fixos. Esta série também é chamada de histórica ou evolutiva.
b) Série Geográfica: Apresenta como elemento variável o fator geográfico. A época e o fato (espécie) são elementos fixos. Também é chamada de espacial, territorial ou de localização.
c) Série Específica: O caráter variável é apenas o fato ou espécie.Também é chamada de série categórica.
Série heterógrada: Aquela em que o fato apresenta subdivisões.
– DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA OU SERIAÇÕES: Aqui o fato, o local e o tempo permanecem constantes, porém, o fator especificativo (fenômeno), apresenta-se através de gradações, ou seja, os dados referentes ao fenômeno são reunidos de acordo com sua magnitude.
– SÉRIES COMPOSTA OU MISTA
São apropriadas à apresentação de duas ou mais séries de