Estatistica
1 - O investimento divide-se em formação de capital fixo e variação de estoque.
2 – O investimento não planejado são gastos que ocorrem fora do planejamento de uma empresa ou governo, como exemplo a variação de estoques.
4 – Porque já estão implicitamente considerados na rubrica lucros. A única exceção é o setor financeiro. Nesse caso, deve-se considerar a diferença entre juros pagos e juros recebidos.
Capítulo 3
8 – O PIB reflete o produto total produzido no território o país, independente da origem dos fatores de produção responsáveis por ele. Já o RNB considera o valor adicionado gerado por fatores de produção de propriedade de residentes, independente do território onde esse valor é gerado.
9 – O RDB é o nome que toma a antiga Conta de Apropriação na versão do sistema brasileiro vigente até 1996, composto por 4 contas e é a partir do conceito de RNB que se chega ao RDB, onde: RDB = RNB + TUR.
10 – O RDB se divide em Renda Privada Disponível (RPD) e Renda Líquida do Governo (RLG).
11 – (I) Investimento (identidade) (S) Poupança do setor privado + (Sg) do governo + (SE) do setor externo.
Capítulo 4
8 - Os impostos sobre os produtos e a importação incidem diretamente sobre os produtos, alterando seus preços. Já os “impostos sobre a produção e a importação” tem como fato gerador a produção, mas não alteram diretamente o preço dos produtos.
12 – A conta de distribuição primária é uma conta de alocação da renda, enquanto a secundária é uma conta de transferências corrente. Quando a distribuição primária da renda nacional for ajustada institucionalmente para contemplar as transferências correntes recebidas e enviadas e assim transformar a renda nacional (RNB) em renda disponível (RDB), sendo a conta de distribuição secundária da renda que realiza essa operação.
13 – Transferências correntes (ou de renda) alteram os fluxos da renda e a transferências de capital está relacionadas a estoques de capital e que envolvem