Estatistica
6. Porque se realiza na Estatística, o estudo descritivo?
A Estatística Descritiva visa descrever o real de forma a permitir entendê-lo melhor, ela trata da recolha, organização e tratamento de dados com vista a descrever e interpretar a realidade atual ou fatos passados relativos ao conjunto observado. O seu objetivo é informar, prevenir, esclarecer.
4. Foi encomendado um estudo para avaliação de uma entidade de ensino superior. Para isso, aplicou-se um questionário e se obteve as respostas de 110 alunos. Indique:
a) a variável em estudo; R: A avaliação de uma entidade de ensino superior
c) a população em estudo; R: Alunos de uma entidade de ensino superior
b) a amostra escolhida; R: 110 alunos da entidade de ensino superior.
3. Três arremessadores de disco treinam para a Olimpíada. Os atletas arremessam seus discos a 66 metros de distância (em média), com desvio padrão de 6,1 metros. Qual a probabilidade de um atleta lançar seu disco entre 64 e 67 metros?
A variância é a soma dos quadrados dividida pelo número de observações do conjunto menos uma. A variância é representada por s2, sendo calculada pela fórmula:
∑ (xi – Média)2 / (n – 1)
Ou seja, s2 = SQ / (n-1)
O denominador “n – 1” da variância é determinado graus de liberdade. O principio dos graus de liberdade é constantemente utilizado na estatística. Considerando um conjunto de “n” observações (dados) e fixando uma média para esse grupo, existe a liberdade de escolher os valores numéricos de n-1 observações, o valor da última observação estará fixado para atender ao requisito de ser a soma dos desvios da média igual a zero. No caso especifico do cálculo da variância, diz-se que os “n” graus de liberdade originalmente disponíveis no conjunto sofreram a redução de uma unidade porque uma estatística, a média já foi calculada dos dados do grupo e aplicada na determinação da variância.
Desvio Padrão
O desvio padrão é uma das mais utilizadas medidas de variação de um