Estatistica
Bem, o campo de aplicação desta disciplina é bastante amplo, pois suas técnicas são necessárias em operações de financiamento de quaisquer naturezas: crédito a pessoas físicas e empresas, financiamentos habitacionais, crédito direto ao consumidor e outras. Também são necessárias em operações de investimentos mobiliários nos mercados de capitais. Em ambas as situações, é o uso dessas técnicas que permite conhecer o custo e o retorno dessas operações, permitindo tomadas de decisão mais racionais; são elas também que permitem determinar o valor das prestações devidas pelas transações efetuadas.
No mundo dos negócios, seu conhecimento é absolutamente imprescindível, uma vez que o custo dos financiamentos dados e recebidos é peça central do sucesso empresarial.
O objetivo deste trabalho é lhe ajudar a desvendar essas técnicas para que você possa gerir os seus interesses financeiros com racionalidade e eficiência.
Etapa 1
2. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. Fundamentos da Matemática Financeira.
A Matemática Financeira tem por função estudar as varias formas da evolução do valor do dinheiro em função do tempo. Através dela podemos obter resultados que nos permite definir melhores aplicações.
Termos utilizados:
* Capital: é o valor monetário disponível no momento, pode ser classificado como valor presente (PV).
* Taxa de juros: é o percentual aplicado sobre a quantia devida (i).
* Período: é o período de aplicação.
* Montante: é o valor do capital mais os juros resultantes da aplicação, pode ser classificado como valor futuro (FV).
2.1. Capitalização simples: É aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, não incide, pois, sobre os juros acumulados, a taxa varia