Estatistica
I UNIDADE
Curso:
Nome:
Prof.: Jackson
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I UNIDADE
1 - Conceitos Básicos de Estatística
2 - Do Trabalho Estatístico
3 - Série Estatística
4 - Apresentação Gráfica e Tabular
5 - Distribuição de Freqüência
5.1 – Rol
5.2 - Elaboração da distribuição de freqüência
5.3 - Representação gráfica
6 - Medidas de Posição
6.1 - Média Aritmética, Média Geométrica e Média Harmônica
6.2 - Mediana e demais Separatrises (quartis, Decis e Percentis) 6.3 – Moda
INTRODUÇÃO
Antes de começarmos a estudar Estatística, é importante que saibamos o que estamos estudando.
A estatística, antes de qualquer coisa, é um ramo da matemática aplicada. Seu objetivo é fornecer métodos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise dos dados, visando obtenção de conclusões válidas e, finalmente, tomada de decisões.
Assim, a estatística serve de instrumento de apoio a vários outros campos do conhecimento; na verdade, a todos os ramos do conhecimento em que dados experimentais são manipulados.
Podemos, apenas para citar alguns, falar da importância da estatística na Física, Química, Medicina, Engenharia, Ciências Socias, e, é claro, na Administração de Empresas.
O PASSADO: A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA
Muitos anos antes de Cristo as necessidades que exigiam o conhecimento numérico começaram a surgir, pois contar e recensear sempre foi uma preocupação em todas as culturas. O primeiro dado estatístico disponível foi o de registros egípcios de presos de guerra na data de 5000 a.C., em 3000 a.C. existem também registros egípcios da falta de mão-de-obra relacionada a construção de pirâmides.
No ano de 2238 a.C. o Imperador da China Yao, ordenou que fosse feito o primeiro recenseamento com fins agrícolas e comerciais. Em 600 a.C. no Egito todos os indivíduos tinham que declarar todos os anos ao governo de sua província a sua profissão e suas fontes de rendimento, caso não a fizessem seria declarada a pena de morte.
Já