Estatistica
Diante das situações vivenciadas em nosso cotidiano, temos “palpites” relacionados ao futuro de nossas vidas, com o anseio de prevê o que acontecerá em novas situações ou experiências. Por isso podemos no considerar um pouco de cientista. Á medida que essas situações acontecem, podemos às vezes confirmar nossas idéias; outras vezes, no entanto, temos algumas situações desagradáveis. Adotemos alguns exemplos: poderíamos aposta na mega-sena, tomar um remédio para reduzir peso, comprar uma rifa de um carro. Ás vezes ganhamos; ás vezes, perdemos. Desse modo, poderíamos ganha na mega-sena, mas descobri que o remédio não fez efeito, que a rifa não foi uma boa aposta; e assim por diante. Á verdade é que, infelizmente, nem todas as previsões acabam se tornando realidade.
A Natureza da Pesquisa
O cientista tem uma idéia sobre a natureza da realidade e a parti daí levanta hipóteses, e tem que testa essas idéias para comprovar a sua veracidade. Por exemplo, ele poderia levantar a hipótese de que os adolescentes de classe alta têm menos aprovação no vestibular do que adolescente pobre- e, a partir daí, fazer um levantamento em que perguntas fossem feitas aos adolescentes de classe alta se ele teria sido aprovado no vestibular e comparar a quantidades de adolescente pobre aprovados.
A pesquisa assume muitas formas e pode ser usada para investigar uma série de problemas.
Por Que Testar Hipóteses?
E na verdade necessário testa as hipótese, mesmo aquelas que parecem verdadeiras, lógicas ou evidentes. As os teste das hipóteses servem para comprova as sugestões lançadas.
Os Estágios da Pesquisa
Testa ordenadamente nossas idéias sobre a natureza da realidade muitas vezes requer uma pesquisa cuidadosamente planejada e executada, onde:
1. O problema a ser estudado é reduzido a uma hipótese testável ( por exemplo: “famílias com um genitor produzem mais delinqüências que famílias com dois genitores” );
2. Um