Estatistica
Verifica-se que a estatística é, atualmente, um instrumento útil e, em alguns casos, preponderante para tomadas de decisão em diversos campos: científico, econômico, social, político, dentre outros. Todavia, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, devemos realizar um indispensável trabalho de recolha e organização de dados.
Nesse contexto, tomando por base a seguinte definição: “Estatística é um conjunto de dados que fornecem informações sobre um fenômeno observado, com o objetivo de que essas informações sejam utilizadas em um processo decisório” o presente trabalho se pauta na iniciativa de apresentar os resultados consolidados dos relatórios correspondentes às pesquisas: “Informação sobre seguro automóvel, extraída da carteira de uma Corretora, com filiais no Rio de Janeiro e São Paulo”.
Serão apresentados os principais aspectos metodológicos referentes às pesquisas, descrevendo inicialmente os procedimentos quanto aos processos de preparação e realização da coleta e análises estatísticas de dados.
2 OBJETIVOS
O estudo teve por objetivo geral investigar a faixa etária para contratação de seguro automóvel, o prêmio anual pago por este e a renda anual dos clientes, de forma a contribuir para expansão da carteira da Corretora através de um trabalho de exposição da linha de Benefícios (Vida, Previdência, Saúde, etc.). O objetivo de transformar dados em informações será atingido uma vez que, consolidando, distribuindo e analisando as medidas de tendência central e dispersão será possível construir afirmações com maior ou menor grau de certeza acerca da amostra analisada.
3 DEFINIÇÃO DO PÚBLICO – ALVO
“Clientes com faixa etária entre 20 e 70 anos, residentes nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo” 4.2 RESUMO ESTATÍSTICO DADOS BRUTOS
4.3 RESUMO ESTATÍSTICO DA DISTRIBUIÇÃO DE FREQUENCIA – IDADE
4.4 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA – DADO: IDADE
4.4.1 Histograma
4.4.2