estatistica
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA
E MUCURI
EaD - BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Disciplina: Estatística Aplicada à Administração
Profa. Geórgia Fernandes Barros
Unidade 1 – Fases do método estatístico, população e amostra
Aluno: Alexandre de Alencar Cordeiro
1 (Valor :25%) – Discorra sobre a relevância do conhecimento estatístico nos dias atuais.
A relevância da estatística pode ser percebida em todas as áreas do conhecimento. É por meio da estatística que as instituições podem chegar à interpretações e análises essenciais para o seu crescimento. É por ela que as instituições podem encontrar elementos para melhorar sua gestão e seus serviços.
Vejamos como exemplo os partidos políticos e seus candidatos. Todo o marketing é elaborado após minuciosa análise estatística. O candidato deve ou não participar de um debate? Se afirmativo, o que deve ele dizer aos eleitores? Onde deve ser feito o último comício? Em qual região deve ser adotado tal discurso? Tudo isso é decidido após análise de dados estatísticos tomados do eleitorado.
Nesse sentido, não se pode imaginar hoje uma administração que não possua dados e análises estatísticas que demonstrem os melhores caminhos a serem seguidos pelo o gestor. As empresas, sejam elas públicas ou privadas, baseiam-se no conhecimento estatístico para nortear suas estratégias e ações. Administrar hoje sem o conhecimento estatístico é puro amadorismo. É jogar no escuro.
2 – Dentre os 15500 telespectadores de um município selecionaram-se 3500, os quais foram questionados sobre seu programa de televisão preferido. Os resultados obtidos foram os seguintes:
Neste conjunto de dados indique o que é população e o que é amostra, apresentando cada um desses conceitos.
Programa
Numero de telespectadores
Telejornal
300
Cinema
1000
Novelas
2050
Mini-series
150
População: (15500 telespectadores): E o conjunto de pessoas, objetos