Estatistica
Teoria elementar das probabilidade
Ao lançar uma moeda, sob certas condições, podemos calcular, com certeza a velocidade com que ela atingirá o solo. Repetindo esse lançamento nas mesmas condições, obtemos o mesmo resultado. Porém, se observarmos um outro aspecto do mesmo lançamento e pretendermos determinar qual das faces da moeda cairá voltada para cima, não conseguiremos determinar com clareza se sairá cara ou coroa, pois, em lançamentos contínuos e em condições semelhantes.
Experimentos que têm essa característica são chamados experimentos aleatórios. Por exemplo: ❖ Lançar um dado e observar a face virada para cima. ❖ Retirar e observar uma carta de um baralho. ❖ Sortear uma bolinha no bingo e verificar o número.
De acordo com (Morettin, Luís Gonzaga, 2010, p. 1) diz que cada experimento aleatória esta associado o resultado obtido, que não é previsível, chamado evento aleatório. O resultado não é previsível, na Teoria dos Conjuntos o Espaço Amostral é um conjunto formado por todos os resultados possíveis em qualquer fenómeno aleatório. Ele é representado pela letra grega maiúscula [pic](Ómega). Evento é o nome que se dá ao qualquer subconjunto do Espaço Amostral. Eles são representados por letras maiúsculas, como A, B, C, etc. O conjunto vazio é representado por Ø. Por serem subconjuntos, é possível realizar a operação de união (U) entre conjuntos, A União de Eventos representa a ocorrência de um evento OU de outro. Outra operação que pode ser feita sobre Eventos é a intersecção (∩). A intersecção de eventos representa a ocorrência de um E de outro. Ocorrer. Ou ainda: Se A ∩ B = Ø, então A e B são Disjuntos.
• Caso dois eventos sejam disjuntos, mas a