Estatistica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT
DAI – Departamento da Área de Informática
Alunos:
Assunto: Modelo TCP/IP
Tema: Identificar no modelo TCP/IP os equipamentos referentes a cada camada, como trabalham, suas características assim como os principais protocolos.
TCP/IP
Fundamentos O protocolo TCP/IP atualmente é o protocolo mais utilizado em redes locais. Isso deve basicamente a popularização da internet, a rede mundial de computadores, já que esse protocolo foi criado para ser usado na internet. Mesmo os sistemas operacionais de redes, que no passado só usavam os próprios protocolos (Windows NT com o seu NetBEUI), hoje suportam o protocolo TCP/IP. Uma das grandes vantagens desse protocolo para os outros existentes é que ele é roteável, isto é, foi criado pensando em redes grandes e de longas distancias, onde pode haver vários caminhos para o dado atingir o computador receptor. Outro fato que tornou esse protocolo popular é que ele possui uma arquitetura bem aberta podendo o fabricante adotar sua própria versão dependendo do sistema operacional e sem a necessidade de pagar direitos autorais. E por isso ele se tornou o protocolo mais conhecido atualmente provendo a comunicação universal entre seus usuários.
Arquitetura O TCP/IP é um protocolo constituído por quatro camadas sendo elas: Aplicação, Transporte, Internet ou Rede e Interface com a rede ou Enlace. O TCP/IP é, na realidade, um conjunto de protocolos. Os mais conhecidos dão justamente o nome desse conjunto: TCP (Protocolo de Controle da Transmissão) e IP (Protocolo de Internet).
Camada de Aplicação É esta a camada que faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede, fazendo também a tradução destes dados recebidos em um formato comum a ser usado para a transmissão deste dado. Basicamente é esta a camada que faz a comunicação entre os