estatistica e turismo
A palavra estatística já é muito antiga originada do termo latin que significa status, este termo se referia somente ás informações sobre os estados. Nós dias atuais a estatística abrange todos os tipos de informações: medidas de temperatura, satisfação do consumidor, casos de doença... A estatística analisa e interpreta estes dados, nos fornece um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à organização, a descrição, à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.
A estatística pode ser dividida em duas: Estatística descritiva: que é a parte que procura os melhores métodos para coletar, ordenar e sumarizar os dados dos experimentos. E a Estatística Descritiva: é a parte que fornece métodos de analise e interpretação dos resultados dos experimentos.
A coleta, a organização e a descrição dos dados estão a cargo da estatística descritiva, enquanto a análise e a interpretação ficam a cargo da Estatística Indutiva.
Quando se referem ao termo estatístico, as pessoas o fazem no sentido da organização e descrição dos dados, e acabam desconhecendo que o aspecto essencial da Estatística é o de proporcionar métodos inferenciais, que permitam conclusões que transcendam os dados obtidos inicialmente. Assim, a análise e a interpretação dos dados estatísticos tornam possível o diagnostico de uma empresa, o conhecimento de seus problemas, a formação de soluções apropriadas e um planejamento objetivo de ação.
Fases do estudo Estatístico
Após organização do plano geral de trabalho, estabelecimento dos objetivos e perguntas que queremos responder, dá se inicio as fases do estudo.
1ª Coleta de dados é a obtenção de informações sobre a realidade estudada. A coleta pode ser de forma direta: quando feita sobre elementos informativos de registro obrigatório. Ou indireta: quando é inferida de elementos conhecidos (coleta direta) ou do conhecimento de