Estatistica no turismo
Curso- Turismo e Hotelaria III Simestre
I - Estatística e Turismo
As estatísticas servem para fazer balanços e previsões, sendo essenciais para o gestor de qualquer empresa. No que respeita ao turismo, são empregues, com maior ou menor sucesso, diversas técnicas e métodos, referentes aos fluxos físicos de pessoas e aos fluxos monetários.
As estatísticas do turismo são coligidas e publicadas por vários organismos, com finalidades diversas, tendo como principais funções: a pesquisa e a análise; a planificação; as comparações no tempo e no espaço; o estabelecimento de “séries” estatísticas, que permitem clarificar melhor os objectivos anteriores. reunião,tratamento e publicação de dados estatísticos é feita a três níveis: local, nacional e internacional.
II- As principais dificuldades das estatísticas do turismo para além da completa ausência de informações sobre o sector em alguns países, na maior parte das vezes as difíceis comparações do mercado turístico internacional ficam a dever-se fundamentalmente a:
•diferentes definições de turismo utilizadas, consoante os países;
•técnicas de recenseamento diferentes, para identificar os fluxos físicos ou correntes turísticas; •carência de cálculos que avaliem o valor do consumo e a produção turística.
Por outro lado, nos países mais evoluídos assiste-se a modificações rápidas do próprio turismo, o que torna a sua medição e quantificação mais difíceis. As razões destas modificações têm a ver com o facto do turista ter cada vez maior liberdade de movimentos. A grande mobilidade dos turistas, as suas diversas motivações e a heterogeneidade dos tipos de turismo, são características que fazem do turismo um objecto estatístico particularmente trabalhoso e ingrato, tanto na medição como na sua definição.
As várias técnicas utilizadas, complementares entre si, são as seguintes:
•os inquéritos por amostragem são, por excelência, a melhor técnica de informação estatística no campo do turismo, permitindo