Estatistica Mediana
CURSO TECNICO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTATÍSTICA
FERRAZ DE VASCONCELOS
2015
ETEC FERRAZ DE VASCONCELOS
CURSO TECNICO DE ADMINISTRAÇÃO
AMANDA MARQUES CAMPIONI
JÉSSICA ARAÚJO FARIA
JULIANA ALVES BEDÊ
Atividade requerido pelo Orientador Adilson sobre Estatística.
FERRAZ DE VASCONCELOS
2015
Sumário
MEDIANA 4
MODA 4
DESVIO PADRÃO 5
FUNDAMENTO DA ESTATÍSTICA 7
APLICABILIDADE DA ESTATÍSTICA 8
REFERÊNCIAS 9
MEDIANA
A mediana é o valor numérico que separa a metade superior de uma amostra de dados.
Exemplo: As notas de um aluno em um semestre da faculdade, colocadas em ordem crescente, foram: 4,0; 4,0; 5,0; 7,0; 7,0. São cinco notas. A mediana é o valor que está no centro da amostra, ou seja, 5,0. Podemos afirmar que 40% das notas estão acima de 5,0 e 40% estão abaixo de 5,0. A quantidade de hotéis 3 estrelas espalhados pelas cidades do litoral de um determinado Estado é: 1, 2, 3, 3, 5, 7, 8, 10, 10, 10. Como a amostra possui dez valores e, portanto, não há um valor central, calculamos a mediana tirando a média dos dois valores centrais:
Assim, há exatamente 50% das cidades com mais de 6 hotéis três estrelas e 50% das cidades com menos de 6 hotéis três estrelas.
Dessa forma, podemos resumir o cálculo da mediana da seguinte forma:
- os valores da amostra devem ser colocados em ordem crescente ou decrescente;
- se a quantidade de valores da amostra for ímpar, a mediana é o valor central da amostra. Nesse caso, há a mesma quantidade de valores acima e abaixo desse valor;
- se a quantidade de valores da amostra for par, é preciso tirar a média dos valores centrais para calcular a mediana. Nesse caso, 50% dos valores da amostra estão abaixo e 50% dos valores da amostra estão acima desse valor.
MODA
Define-se moda como sendo: o valor que surge com mais freqüência se os dados são discretos, ou, o intervalo de classe com maior frequência se os dados são contínuos.
Assim, da