Estatistica descritiva
CAMPUS MORUMBI
1º SEMESTRE 2013
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ATPS
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
São Paulo, 10 de Abril de 2013 Fases do Método Estatístico:
POPULAÇÃO
Denomina-se população ou universo estatístico um conjunto formado por elementos portadores de, pelo menos, uma característica em comum ou que satisfazem uma mesma propriedade, sendo objetos de interesse para estudo.
Na estatística o termo população é mais abrangente do que o usado na linguagem comum, o qual significa o conjunto dos habitantes de certo lugar.
Exemplos de população: o conjunto de funcionários da Empresa Alpha, o conjunto dos alunos de uma escola etc.
Quanto ao tipo, as populações podem ser: * Finitas: São aquelas populações que apresentam um número limitado de indivíduos. Pode ser feita a contagem exata dos elementos que as compõem * Infinitas: Essas normalmente estão associadas a processos em que o número de observações não tem fim. Uma população infinita deverá, portanto, ser concebida apenas como um esquema conceitual e teórico.
Na prática, quando uma população é finita com um úmero grande de elementos, considera-se como população infinita.
AMOSTRA
Entende-se por amostra uma parte ou subconjunto representativo da população que se quer estudar.
Considerando-se a possibilidade, na maioria das vezes do tratamento de todos os elementos da população, limitam-se as observações referentes a uma determinada pesquisa à apenas uma amostra dela. No entanto, é preciso garantir que a amostra possua as mesmas características básicas da população, no que diz respeito ao fenômeno que se deseja inferir.
O LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO
Censo: Um levantamento censitário consiste no levantamento efetuado sobre toda uma população, o que sempre muito difícil. Isso se deve a vários fatores: como o tempo, o custo, entre outros, por isso é um levantamento estatístico pouco utilizado.
Amostragem: É o método de trabalho estatístico mais comumente utilizado