estatistica de ordem
1. INTRODUÇÃO
Estatística é a ciência que investiga os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população, e os métodos de tirar conclusões ou fazer predições com base nesses dados.
Este conceito tem um significado mais amplo do que aquele que usualmente se dá à palavra "estatística", isto é, o resultado de contagens sobre a ocorrência de determinados eventos e a sua representação através de gráficos e tabelas, como, por exemplo, as estatísticas de ocorrência de chuvas numa certa época do ano; as estatísticas sobre os ganhadores de prémios de lotaria; as estatísticas de renda média por região etc.
Em geral, este conceito mais popular de estatística corresponde somente à organização e descrição dos dados relativos a um determinado experimento ou situação e não trata da análise e interpretação desses dados. Ele está associado à parte da Estatística que denominamos de Estatística Descritiva. A Estatística Descritiva, portanto, é a parte da Estatística que se preocupa com a organização e descrição de dados experimentais.
Além da Estatística Descritiva há a Estatística Indutiva ou Estatística Inferencial que consiste, fundamentalmente, das técnicas de análise e interpretação dos dados. A partir de um conjunto restrito de dados, chamado de amostra, organizado e descrito pela Estatística Descritiva, a Estatística Indutiva procura fazer inferências ou, em outras palavras, tirar conclusões sobre a natureza desses dados e estender essas conclusões a conjuntos maiores de dados, chamados de populações.
É evidente que, para que a Estatística Indutiva possa deduzir conclusões válidas, é necessário que se tomem alguns cuidados para a escolha da amostra a ser utilizada.
Esses cuidados, mais propriamente chamados de critérios, são estabelecidos por uma técnica chamada de amostragem.
Contudo, para permitir que a Estatística Indutiva proporcione conclusões válidas não basta utilizar as técnicas de organização e descrição