Estatistica aplicada
Tema: Amostragem
Neste estudaremos a estatísticas existentes em amostras e de onde elas foram extraídas. Portanto tem se o objetivo de estudar através de amostras, ela é um subconjunto da população, de um determinado produto seja ele outro elemento qualquer.
A utilização de amostragem acontece que quando queremos avaliar algo muito grande finito ou infinito, a principal vantagem é que o estudo é utilizado por Amostras Representativas ( aquelas que mantêm as características de onde foi retirada). * Podem obter resultados satisfatórios para serem úteis. * É necessário que estes resultados sejam obtidos com a maior rapidez possível. * Corresponde a uma maior amplitude e flexibilidade, tem que utilizar uma equipe bem qualificada e equipamentos especializados, e resta-se a escolha em obter as informações por meio de amostras para que o trabalho seja impecável. * Importante deixar em destaque que um grupo menor de pessoas com um grau de qualificação mais elevado é mais interessante; pois os funcionários acabam sendo mais motivados com essa “preocupação” das organizações. Em qualificar os funcionários já existentes na mesma para apresentares resultados mais exatos, a recrutar gente de fora e começar a treiná-los desde o zero.
Sendo assim as amostras devem apresentar: * REPRESENTATIVIDADE: é a possibilidade de manter as mesmas características presentes.
* UNIDADES AMOSTRAIS: correspondem as unidades selecionadas na amostragem para calcular as estatísticas.
* AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA: para está amostragem só é possível se a população for finita e totalmente acessível.
* AMOSTRAGEM NÃO PROBABILÍSTICA: quando não se conhece a probabilidade de um elemento a pertence da amostragem.
Amostragem aleatória simples: quanto todos os elementos tem a mesma possibilidade de pertencer a amostra, pode ser feito por meio da geração de um número aleatório, tipo um sorteio.
Amostragem