Estatistica Aplicada ao BI
O que modernamente se conhece como estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
A Estatística é um segmento da matemática aplicada surgida nas questões de estado e governo. Daí o nome Estatística ser originário do termo latino status. Situações ocasionais como número de habitantes, quantidade de óbitos e nascimentos, quantidades produzidas e quantitativos das riquezas formaram os primórdios dos problemas que deram início ao pensamento estatístico.
Com o desenvolvimento da própria estatística foi possível obter dados e analisá-los de forma mais eficaz, permitindo assim, o controle e o estudo adequando de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A estatística objetiva fornece métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
Para um Executivo ou profissional nas áreas empresariais, raciocinar estatisticamente nos dias de hoje é tão necessário quanto a habilidade de comando.
Na empresa 3M utiliza-se a estatística para poder mensurar como esta em relação a qualidade tanto na sua produção quanto em seus processos tanto internos e externos, com isso atingindo o maximo de qualidade, com o menor custo para que possam obter um maior lucro e assim crescer cada vez mais no mercado e estabilizar nos altos patamares da qualidade em que muitos concorrentes estão, pois quanto maior a qualidade e menor o custo final para o cliente, maior é o lucro para a empresa que produz e ou realiza o serviço.
Com a evolução das informações nas empresas como a 3M, a questão que se coloca hoje não se refere mais à sua escassez e mas como ler e interpretar as informações disponíveis. As necessidades atuais estão requerendo:
Identificar situações problemáticas através de