estatistica 1
Métodos estatísticos são métodos quantitativos. São de grande utilidade porque permitem-nos organizar e sumarizar os dados de modo a descrever a amostra donde se extraíram os dados, mostrar as tendências e fazer inferências de amostra para a população e testar hipóteses sobre a natureza da realidade social. Portanto, a estatística tem como funções a descrição e a tomada de decisão. Por exemplo nós podemos calcular a média, mediana ou a moda, amplitude total, desvio médio, variância ou desvio padrão para descrever uma amostra, por exemplo sobre a idade dos alunos duma escola.
A ciência denominada Estatística fornece um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve a coleta qualificada dos dados, o processamento, a análise, a disseminação das informações e a inferência sobre os parâmetros da população. A estatística consta de duas áreas nomeadamente, estatística descritiva e inferencial. A estatística descritiva permite organizar valores brutos e fazer o sumário – por exemplo, por meio da média, percentagem, variância entre outros. A estatística inferencial consiste em técnicas para usar dados da amostra para fazer afirmações acerca da população da qual se obteve a amostra. Muitas vezes o investigador está interessado em usar as técnicas de estatística inferencial para dizer o quanto estão justificadas as conclusões que são feitas acerca da população com base nos dados da amostra. Portanto, a estatística inferencial opera com base nos índices obtidos da estatística descritiva.
1. Noções básicas sobre razões, proporções, taxas e percentagens. Sua utilidade.
Razões
A comparação entre dois números racionais, através de uma divisão, chama-se razão, isto é, denomina-se de razão entre dois números a e b (b0) o quociente ou a:b.
A palavra razão, vem do latim ratio, e significa "divisão". Como no exemplo a seguir, são diversas as situações em que utilizamos o conceito de razão
Se considerarmos uma árvore de