Estatisitca
CURSO DE PEDAGOGIA 6º PERÍODO
DISCIPLINA: ESTATISTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
PROFESSOR: GILBERTO DE ARAÚJO COSTA
AMOSTRAGEM E TESTE DE HIPÓTESE
TERESINA, PI
2012
ANA CLÁUDIA DA CONCEIÇÃO
ANA CLESIA C. C. DA SILVA
ALDENIS RODRIGUES
ALINE SENA
AMOSTRAGEM E TESTE DE HIPÓTESE
Trabalho apresentado a disciplina Estatística a Aplicada à Educação do curso de Pedagogia, da faculdade Santo Agostinho – FSA, como requisito para obtenção parcial da terceira nota. Sob a orientação do professor Mestre Gilberto de Araújo costa. |
TERESINA PI
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..........................................................................................................04
DESENVOLVIMENTO................................................................................................05
CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................10
REFERENCIAIS
INTRODUÇÃO
Amostragem é o processo que procura extrair da população elementos que através de cálculos probabilísticos ou não probabilísticos e que consigam prover dados inferenciais da população alvo. Os problemas de amostragem podem ser mais ou menos complexos e sutis, dependendo das populações e das variáveis que se deseja estudar.
A amostragem está dividida em probabilística e não probabilística, sendo que a probabilística pode ser: * Aleatória simples * Aleatória estratificada * Conglomerada * Múltipla * A amostragem não probabilística pode ser: * Acidental ou conveniência * Intencional * Quotas ou Proporcional * Desproporcional.
Chamamos de hipótese estatística qualquer afirmação que se faça sobre um parâmetro populacional desconhecido. A ideia básica é que a partir de uma amostra da população iremos estabelecer uma regra de decisão segundo a qual rejeitaremos ou aceitaremos a hipóteses proposta. Esta regra de decisão é chamada de teste.
Amostragem ou estudo por