ESTATICA
Esforços internos em uma estrutura caracterizam as ligações internas de tensões, isto é, esforços internos são integrais de tensões ao longo de uma seção transversal de uma barra.
Esforços internos representam o efeito de forças e momentos entre duas porções de uma estrutura reticulada resultantes de um corte em uma seção transversal.
Os esforços internos correspondentes de cada lado da seção seccionada são iguais e contrários, pois correspondem uma ação e a reação correspondente.
Esforços internos em vigas com cargas transversais q S
VA
VB q VC
M
Q
VD
M
Q
VA
VB
Esforço Cortante (Q):
É a resultante de forças de uma porção isolada sobre a outra porção na direção transversal ao eixo da barra na seção transversal de corte.
VC
VD
Momento Fletor (M):
É a resultante momento de todas as forças e momentos de uma porção isolada sobre a outra porção na direção transversal ao eixo da barra na seção transversal de corte.
O esforço cortante representa o efeito de força cisalhante em uma seção transversal de uma barra. Introdução à Análise de Estruturas – Luiz Fernando Martha
20
O momento fletor representa o efeito de flexão
(ou dobramento) em uma seção transversal de uma barra.
Convenções de sinais para esforços internos de vigas
Esforços cortantes
Esforços cortantes são positivos quando, entrando com as forças à esquerda de uma seção transversal, a resultante das forcas na direção transversal for no sentido para cima. De forma consistente (ação e reação), esforços cortantes são positivos quando, entrando com as forças à direita de uma seção transversal, a resultante das forças na direção transversal for no sentido para baixo. Esforço cortante positivo Quando for contrário ao indicado, o esforço cortante é negativo.
Momentos fletores
Momentos fletores são positivos quando, entrando com as forças e momentos à esquerda de uma seção transversal, a resultante momento na