Estat
O trabalho em questão tem como foco a analise da marca Ype, da Química Amparo, especificamente voltado para a linha de detergentes líquidos. Apesar da mesma empresa também produzir o detergente liquido Atol, estamos excluindo esse de nossa análise e focando especificamente na linha Ype. Nossa análise inicial parte da base de dados fornecida pela Kantar, tendo como foco o mercado brasileiro e mais especificamente a Grande São Paulo entre o primeiro trimestre de 2011 e o segundo trimestre de 2013.
A primeira percepção a cerca dos dados é que o mercado de detergentes líquidos está aquecido e em plena expansão. Como pode ser visto no Gráfico 1, entre o primeiro trimestre de 2011 e o segundo trimestre de 2013, o aumento nacional de faturamento nesse segmento de produtos é de 32,5%, tendo uma taxa de crescimento médio em relação ao trimestre anterior de 3,2% e taxa de crescimento médio em relação ao mesmo trimestre no ano anterior de 13,02%. No mesmo período, em São Paulo, o crescimento do faturamento foi de 11,02%. Gráfico 1
A marca Ype experimentou um menor crescimento em nível nacional que seus concorrentes, apesar de ter ampliado suas vendas: seu aumento de faturamento foi de apenas 16,28%, tendo uma taxa de crescimento médio em relação ao trimestre anterior de 1,79% e taxa de crescimento médio em relação ao mesmo trimestre no ano anterior de 5,74%. Em outras palavras, em uma primeira análise a marca está realizando aproximadamente 50% menos que o mercado. Em São Paulo o comportamento da marca foi recessivo, perdendo quase 6,8% do seu faturamento no período.
Tendo essa diferença sido identificada, nosso problema de pesquisa foi definido como (PESSOA QUE FIZER A ANÁLISE DO PROBLEMA DE PESQUISA INCLUIR AQUI).
2. Contexto Ambiental
2.1. Marcas e Segmentos No mercado de detergentes atualmente só existem três grandes players com produções competitivas: a Química Amparo, dona das marcas Ype e Atol, a Bombril, com a família de produtos Limpol