ESTAT STICA
DEFINIÇÕES E CONCEITOS BÁSICOS A Estatídstica pode ser definida como um conjunto de métodos e processos quantitativos utilizada para estudar, mensurar e rerpresentar os fenômenos coletivos.
A Estatística teve grande desenvolvimento a partir do século XVII, por meio ddas inveastigações de BERNOULLI, FERMAT, PASCAL, LAPLACE, GAUSS, GALTON, PEARSON, FISHER, POISSON, KOLMOGOROV e outros que conceberam suas características essenciais. Ela não alcançou ainda um estado definitivo. Continua a progredir na ação direta do desejo de investigação dos fenômenos coletivos.
Mantém com a Matemática uma relação de dependência, com as outras Ciências mantém uma relação de complemento, sendo utilizada como instrumento de pesquisa.
Essa relação de complemento é o meio que a Estatística, utilizando seus MÉTODOS ESTATÍSTICOS, serve como instrumento auxiliar na tomada de decisões, nas Áreas Tecnológicas, Ciências Exatas, Ciências HUmanas, Ciências da Saúde e outras. De acordo com Dancey (2006), as estatísticas só têm sentido se estiverem dentro de um contexo e nos fornece informações sobre os fatores que podemos medir.
Para Levine (2008), a Estatística transforma os dados em informações úteis para a tomada de decisões. Necessita de cálculos complexos que podem ser práticos se realizados com o auxílio de computadores, pois normalmente se lida com grande volume de dados. Por este motivo, é necessário, também, conhecer progrmamas de computadores que realizam cálculos e análises estatísticas.
Nesse sentido., estatísticas são fatos numéricos que são coletados sistematicamente, depois são ordenados e estudados (SMAILES, 2006).
A Estatística é considerada como Ciência no sentido do estudo de uma população.
A Estatística tem como OBJETIVO o estudo dos fenômenos coletivos. Objetivando o estudo quantitativo e qualitativo dos dados (ou informações), obtidos nos vários campos da atividade científica, a Estatística manipula dois conjuntos de dados fundamentais: