Estat Stica Descritiva
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
AMANDA SGROTT
KARINE HELENA NERVIS
KAROLINE KUSS
RAÍZA PAOLA FARIAS
AMILTON JOSÉ MIRANDA
Estatística
Joinville – SC
2015
Introdução
Estatística é um conjunto de técnicas que permitem organizar, descrever, analisar e interpretar dados de qualquer área de conhecimento.
A estatística descritiva, como o próprio nome já diz, se encarrega de descrever e analisar os dados. Mas para que a análise seja realizada de forma correta, é necessário o conhecimento sobre alguns conceitos básicos.
Primeiramente é preciso saber que esta área da estatística é dividida em duas categorias: medidas de posição e medidas de variabilidade.
O conjunto de informações que pertence ao objeto a ser estudado, é chamado de dados, estes podem ter origem qualitativa ou quantitativa. O conjunto de todos os dados a serem estudados é denominado de população, no estudo desta, encontramos a unidade estatística, que é o elemento da população a ser estudado, a variável, que é a característica em comum dos elementos da população, e pôr fim a amostra, que é o subconjunto de elementos extraídos da população.
Com conhecimento sobre esses conceitos, é possível realizar a análise dos dados, com o intuito de identificar padrões de maior interesse e representa-los de modo a destacar os mesmos.
A representação pode ser realizada de duas maneiras; por tabelas (um quadro que resume um conjunto de observações) e por gráficos (produzem um visão mais rápida do estudo).
Dados Brutos
São os primeiros dados obtidos.
Rol
Organização dos dados por ordem de valor, pode ser crescente ou decrescente.
Exemplo 1:
Dados Brutos Rol 6 3 7 5 8 6 5 6 3 7 6 8 9 9 10 10
Denomina-se n a quantidade de números existentes no Rol. Neste caso, n = 8.
Amplitude Total (AT)
É a