estanho
O que é? O estanho faz parte da família dos materiais metálicos. O estanho é obtido através do mineral casserita rico em óxido de estanho. Este mineral é prateado, leve, fácil de fundir e cristalino. Sendo tão suave, raramente é utilizado como um metal puro mas sim ligado com outros metais afim de melhorar as suas propriedades.
É um metal conhecido há muito tempo e foi usado como um dos componentes do bronze (ligas de estanho e cobre) desde a antiguidade.
Quando uma barra de estanho é quebrada produz um ruído denominado “grito de estanho” causado pelo rompimento dos cristais.
Notas de Design: O estanho é um material maleável, dúctil e sólido nas condições ambientais normais. Pode ser fundido a 1370ºC e é resistente à corrosão particularmente quando exposto à água (tanto doce como salgada), porém pode ser atacado por ácidos fortes e sais ácidos. Em dissoluções oxigenas, o estanho age como catalisador acelerando o ataque químico.
Quando aquecido na presença de ar acima de 1500ºC retorna à condição de óxido estânico. É maleável a baixas temperaturas e frágil quando aquecido. Utilização: O estanho é muito utilizado como revestimento de latas de conserva, peças de automóvel, amálgamas dentárias (ligado com prata) e no fabrico de folhas flanders, usadas normalmente para cobrir fios de cobre para eletricidade. É também utilizado como solda para a indústria eletrónica. Os sais de estanho são usados em espelhos e na produção de papel.
Materiais concorrentes: Prata e cobre.
O meio ambiente: O mineral casserita encontra-se depositado em leitos e antigos leitos de rios. A extração deste mineral não apresenta impacto ambiental significativo.
Notas técnicas: O estanho é um elemento relativamente escasso, com uma abundância na crosta terrestre de aproximadamente 2ppm (partes por milhão).
Este é um elemento com o maior número de isótopos estáveis (10) e transforma-se num supercondutor abaixo de 3,72K (material