estagio
Ao ler Juízes 4 e 5, descobrimos a história de uma mulher decidida e corajosa, que estava pronta para batalha e paras as lutas, cujo nome, é Jael, significava "cabra selvagem ou montês".
E a própria Bíblia diz, em Juízes 5:24, que ela era bendita entre as mulheres nas tendas.
Ela não era judia e, juntamente, com seu marido Héber, fazia parte de uma tribo nômade.(pessoas que não tem lugar fixo para morar e moram em tendas )
Jael jamais imaginou que, um dia, iria ser elogiada por Débora, juíza de Israel. E por Baraque, o comandante do exército. E, pelas palavras de elogio deles, vimos que Deus a considerou amiga de Israel.
Jael jamais imaginou que, um dia, amaria o Deus de Israel. E esse amor foi demonstrado de um modo inusitado.
Como nos muitas vezes não imaginaríamos que estaríamos aqui amando esse nosso Deus de todo nosso coração e lutando com ele e por ele e assim permanecendo em pé diante das circunstancias.
Vejamos como tudo começou...
1- Ao lermos Juízes 4:10, vemos Baraque convocando Zebulom e Naftali para a guerra. E, juntamente, com eles ia a juíza Débora: "Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele."
Israel estava em guerra. Os filhos de Deus estava guerreando contra Canaã. Como nós sempre estamos em guerra contra as ciladas do inimigo, mas o Senhor sempre nos fortalece e nos amadurece diante das lutas. Amém.
2- No versículo 11, vemos Héber, esposo de Jael, armar as suas tendas perto de onde se desenrolava as batalhas. Pois Nesta decisão de Héber e Jael, vemos a mão de Deus agindo para, lá na frente, dar vitória aos filhos de Israel que havia tornado. Mas o nosso Deus, o mesmo Deus do povo de Israel, ouviu o clamor deste povo que estava em desobediência e decidiu ajudá-los, pois o inimigo, comandado pelo capitão Sísera, tinha um grande exército com cerca de novecentos carros de ferro.
Aos olhos dos filhos de Deus, era,