estagio
Ao estudarmos a organização do espaço da sala de aula da educação infantil deparamos com a necessidade de conhecer estes muitos mundos numa única sala.
A organização dos espaços e dos materiais se constitui em um instrumento fundamental para a prática educativa com crianças pequenas. Isso implica que, para cada trabalho realizado com as crianças, deve-se planejar a forma mais adequada de organizar o mobiliário dentro da sala assim como introduzir materiais específicos para a montagem de ambientes novos, ligados aos projetos em curso.
Além disso, a aprendizagem transcende o espaço da sala toma conta da área externa e de outros espaços da instituição e fora dela.
A proposta de trabalhar em cantos de atividades diversificadas oferece várias possibilidades de atividades ao mesmo tempo:
• As crianças podem escolher onde estar e o que fazer;
• Esses momentos são diários e acontecem por um período delimitado, entre 40 e 60 minutos. sendo seguidos de atividades coletivas, tais como: roda de história, leitura,lanche, parque, e também projetos e seqüências que possuem objetivos específicos de aprendizagem;
• Nesses cantos o acesso das crianças, aos brinquedos, materiais e portadores de textos é favorecido. A movimentação das crianças regida é pelo desafio dos materiais e objetos colocados ao seu alcance.
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.
Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de