ESTAGIO
Dentro do relatório final do curso, encontramos diversas dúvidas sobre o que escrever em cada uma das partes componentes. O trabalho é montado dentro da normatização da escola, mas algumas de suas partes geram dúvidas ou mesmo causam confusão entre si.
Inicialmente, as ideias devem ser coletadas e organizadas, para que posteriormente sejam escritas de forma coerente, demonstrando o bom entendimento sobre o que será dito e/ou especificado.
Vamos tentar explanar cada uma dessas partes, tentando elucidar as dúvidas ou mesmo controvérsias que possam vir a surgir.
Título do projeto:
Como já diz, é o título do trabalho. Pode ser o nome do equipamento, definido pelo aluno. Pode ser o nome do processo, do procedimento. Aqui, a criatividade é o fator decisivo e definidor.
Justificativa:
Trata-se do porquê da escolha do assunto constante no título do trabalho. O que motivou o aluno a selecionar esse tema? Trata-se do motivo pessoal.
Problema:
É o centro do trabalho, o que irá definir os passos que a seguir serão dados. Quando falamos em ‘problema’, temos a impressão negativa de algo ruim, o que nem sempre necessariamente é. Pode ser efetivamente um problema na empresa. Pode ser um processo/procedimento já existente e funcional o qual pode ser melhorado. Deve ser explicitado de forma objetiva, demonstrando conhecimento sobre o equipamento ou processo que é apresentado.
Proposta:
Se existe um problema ou melhoria, devemos ter, então, o bom senso para elaborar uma proposta de aplicação desta melhoria ou correção do problema apresentado anteriormente. Aqui, impera a descrição detalhada (técnica) da possível correção a ser tomada.
Objetivos:
Divididos em duas partes, geral e específico.
- Objetivo geral: deve conter as pretensões para a empresa, cliente, produto final, chefia... que pretendem ser alcançadas com o trabalho.
- Objetivo específico: deve conter a pretensão que se deseja alcançar a