Estagio
Inicialmente denominado Portal do Crescimento, nos CCAICs encontram-se trabalhando em parceria as secretarias municipais de Educação, Saúde e Ação Social, num trabalho árduo para combater a desnutrição materno-infantil do município de Duque de Caxias.
A nova denominação nasceu da necessidade de se reforçar o atendimento de crianças entre 1 e 5 anos com baixo ou muito baixo peso para a idade e que, por isso, apresentavam risco nutricional ou desnutrição grave. O CCAIC se insere nas preocupações da Prefeitura de Duque de Caxias no combate à fome e à desigualdade social e vem se juntar a outra iniciativa pioneira, a criação do primeiro Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do Rio de Janeiro.
Nos CCAICs, a criança recebe 4 refeições diárias, nutricionalmente balanceadas, e conta com atividades educativas e lúdicas, além de tratamento médico e acompanhamento feito por assistentes sociais, que também é entendido às famílias. É um tratamento diferenciado a quem é diferente e, para isso, cada CCAIC conta com diretor, orientadores educacionais e pedagógicos, professores, nutricionista e pediatra,