ESTAGIO SUPERVISIONADO
GOIÂNIA, 2014/1
RAFAELA DE SOUZA CHAGAS
PREVISÃO DE DEMANDA E FERRAMENTAS.
Trabalho desenvolvido como atividade de avaliação parcial da disciplina “Administração de Produção II”, do curso de em Administração da Faculdade Araguaia, sob a orientação da professor: Fábio Gonçalves.
GOIÂNIA / 2014
1. PREVISÃO DE DEMANDA
Planejamento é um tipo de atividade que qualquer empresa exerce de forma comum, independente do seu tamanho ou ramo que segue. Normalmente todas as áreas estão envolvidas de forma formal ou informal. Existem vários tipos de decisões que fazem parte do planejamento, como, por exemplo:
Quanto fabricar de uma linha de produto, por dia, mês ou ano.
Que tipo de produto oferecer daqui a um ou dois anos, sucessivamente.
Acompanhar a evolução da tecnologia nos próximos anos.
Investimentos futuros.
Aderir novos processos e tecnologia.
Contratações futuras/treinamentos.
Necessidades de matéria prima.
Como podemos perceber, existem vários tipos de planejamentos, tratando de vários assuntos diferentes, de acordo com a área que é gerada. Existe sim a necessidade de se planejar nem que seja o dia de amanha ou o ano que vem. (MOREIRA, 2008) “De uma forma geral, quanto maior o período coberto pelo planejamento, menor a precisão com que podemos contar, com a eliminação cada vez maior de detalhes”.
A previsão de demanda é, pois, um processo racional de busca de informações acerca do valor das vendas futuras de um conjunto de itens. Tanto quanto possível, a previsão deve fornecer também informações sobre a qualidade e a localização (lugar onde será necessário) dos produtos no futuro. (MOREIRA, 2008, P.293)
Sendo assim podemos entender que a previsão de demanda visa analisar o quanto a empresa pretende vender seus produtos ou serviços no futuro, pois essa expectativa é o passo inicial, pois uma previsão, por mais imperfeita que seja, é sempre