ESTAGIO SUPERVISIONADO
Quanto ao tipo, será usada a pesquisa descritiva, já que serão observados, descritos e analisados os cenários da empresa, sem que haja interferências externas, somente a busca de informações com o intuito de descobrir o funcionamento da organização, bem como seus processos para a elaboração de um diagnóstico que seja útil à organização.
De acordo com Michel (2009), pesquisa descritiva tem por finalidade analisar e explicar problemas ocorridos no ambiente. Sendo uma pesquisa que proporciona maior precisão, fazendo conexões e relações que facilitam a percepção e entendimento.
O objeto de pesquisa é a Alzifran Serviços elétricos Ltda., uma empresa de pequeno porte situada em Belo Horizonte, que presta serviços de eletricidades em empreendimentos, condomínios e residências na capital e região metropolitana.
Quanto aos meios foi utilizada a pesquisa de campo, que coletou dados na Alzifran através de uma pesquisa semi estruturada, já que além das perguntas elaboradas com base nos objetivos, permite-se sair do contexto para esclarecimento de dúvidas que possam não ter sido sanadas, com uma entrevista roteirizada, com um diálogo focando determinados assuntos.
De acordo com Marconi e Lakatos (2002), pesquisa de campo é feita com o objetivo de coletar informações para dar uma posição a respeito de um determinado assunto.
A entrevista será com o proprietário da empresa, Sr. Alzino que além de ser quem decide os rumos desta, age diretamente nos locais onde a empresa presta serviços.
A pesquisa em questão é de cunho qualitativo, já que serão trabalhados dados que não podem ou não têm como serem medidos, como as expectativas do entrevistado, bem como suas crenças e valores.
As informações obtidas servirão como base para esclarecer questões relacionadas aos procedimentos realizados na empresa tomando como base os quesitos captação, motivação e retenção de colaboradores que prestam serviços para a organização em questão.
4 DIAGNÓSTICO 1