Estagio supervisionado i
1. Gestão de Pessoas 4 2. Treinamento e Desenvolvimento 6 3. Avaliação de Desempenho 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas é o conjunto de esforços que tem por objetivos: planejar, organizar, dirigir, ou liderar; coordenar e controlar as atividades de um grupo de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum. A gestão de pessoas surgiu como solução para as demandas de excelência profissional. (ARAÚJO E GARCIA 2009).
As pessoas da organização que formam o corpo funcional contribuem para a instalação de um clima organizacional favorável que conduz a resultados, incluindo resultados nos negócios ou qualquer que seja a atividade fim da organização.
A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes. (CHIAVENATO, 2010 P.8).
É uma área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.É o conjunto de forças humanas voltadas para as atividades produtivas, gerenciais e estratégicas dentro de um ambiente organizacional.
Empresas são feitas de pessoas para pessoas. A pedra fundamental da gestão de pessoas está na contribuição conceitual e pratica para uma vida humana mais saudável e com resultados legítimos de produtividade, qualidade e desenvolvimento e competividade sustentável. A gestão de pessoas analisada pelos enfoques comportamental e administrativo relaciona-se com os mais variados espaços organizacionais. (FRANÇA, 2010, P.3)
No entendimento dos autores, é