Estagio supervisionado i
Aos que ingressam na faculdade como candidatos à docência não basta buscar incessantemente o conhecimento teórico. Uma vez constatado que o conhecimento deve levar, objetivamente, à prática, torna-se fundamental aos futuros profissionais da educação conhecer o ambiente escolar, suas regras, suas competências e potencialidades. Para tanto o acadêmico em licenciatura dispõe do Estágio Supervisionado I. Durante o período de estágio, acadêmico e escola se aproximam e se interagem. Neste processo o estagiário vê de perto a realidade escolar e tem condições plenas para criticá-la. Torna-se viável a compreensão do contexto a qual o mesmo pretende se inserir e cumpre-se a determinação da necessidade da prática para que haja conhecimento. Como principal atividade o Estágio Supervisionado I prevê a leitura e análise crítica das leis e propostas que dão condições funcionais e legais para a existência de uma instituição de ensino. O trabalho de estágio oportuniza também a realização de estudos sobre o histórico da instituição, análise do contexto sócio-econômico-cultural a qual está inserida, permitindo assim um amplo conhecimento sobre a escola. Nesta perspectiva o futuro educador tem a oportunidade de conhecer os trâmites e regulamentos que perpassam pelo sistema educacional.
Orientado da necessidade deste trabalho diante dos argumentos acima mencionados, durante o período de outubro a novembro de 2011, a acadêmica Fernando Emilly realizou seu primeiro trabalho de estágio, tendo como sede e se valendo dos documentos da Escola Municipal Andrelina Pereira da Silva, situada à Rua Santo Antônio, nº05, em Santa Efigênia de Minas-MG.
O trabalho resultou em um relatório final, produzido com base em orientações oferecidas em encontros na faculdade com a orientadora professora Ana Maria Sorice Miranda e em pesquisas nos documentos cedidos pela escola mencionada.
Portanto, encontra-se neste trabalho reflexões e dados sobre análise histórica da