Estagio Supervisionado em Assistência Farmacêutica
O Estagio Supervisionado em Assistência Farmacêutica que pela Portaria 3.916/MS/GM, de 30 de outubro de 1998, é definida como: Grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia Terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.
O estágio foi realizado na empresa Nova Droga Center, sendo esta uma drogaria, perfumaria e cosmético, que existe desde 2008, cujo faz parte de uma cooperativa chamada Rede Mais Brasil que contém sua própria marca de produtos.
A empresa também participa do programa “Aqui Tem Farmácia Popular” do governo federal, no qual dispensa gratuitamente para toda população medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos, tais como para hipertensão, colesterol, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepcional e fraldas geriátricas para pessoas a partir de 60 anos, tendo que obrigatoriamente informar o CPF, documento com foto e a prescrição médica válida para afim de realizar o cadastro e assim ter o direito de adquirir a medicação.
A drogaria presta alguns serviços facultativos e domiciliares, tais como entrega de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, temperatura corporal e injetáveis, quer por regra da empresa só é permitido com a apresentação da prescrição medica. Através de maquinetas, também se presta serviços de recargas de celulares e pagamentos de contas diversos.
Com 7 funcionários, sendo eles, 2 farmacêuticas (farmacêutica responsável que se encontra a parte da tarde até a noite, e a farmacêutica substituta que fica a parte da manhã até a