estagio supervisionado de educação fisica na academia
Jundiaí, 25 de Novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Asma é uma doença crônica dos pulmões e das vias aéreas (brônquios), acompanhada de inflamação crônica dos brônquios. A doença se manifesta nas crises e essas crises têm como sintoma falta de ar, tosse e sensação de aperto e chiado no peito. Uma vez superada a crise, a pessoa volta a sua condição normal. A asma, portanto, é uma doença que geralmente evolui por crises: a pessoa está bem, tem a crise; supera essa crise e novamente fica bem. As crises surgem geralmente quando os brônquios entram em contato com elementos irritantes ou “desencadeantes”. Esses “desencadeantes” fazem os brônquios inchar, seus músculos contrair e aumentar a quantidade de secreção. Como resultado, fica mais difícil o ar entrar e sair dos pulmões, tornando a respiração mais difícil. (WIDMAN, 2002)
A asma não é mais considerada uma condição que envolve crises isoladas e periódicas. Ao contrario, ela é vista como uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias A inflamação faz com que elas se tornem hipersensíveis a uma ampla variedade de irritantes. As causas da tendência inicial da inflamação das vias respiratórias ainda não são seguramente conhecidas, mas um dos fatores de ricos mais importantes é a tendência herdada a apresentar reações alérgicas (NIEMAN, 1999)
Os mecanismos que causam a asma são complexos e variam entre a população. Nem toda a pessoa com alergia tem asma e nem todos os casos de asma podem ser explicados somente pela resposta alérgica do organismo a estímulos.determinados. Se não for tratada, a asma pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa. No entanto, se controlada, é possível levar uma vida produtiva e ativa.
ASMA E EXERCÍCIOS FÍSICOS
Embora o fenômeno não seja totalmente compreendido, a maioria dos médicos acredita que a asma induzida pelo exercício é desencadeada quando as células do revestimento das vias