Estagio Projeto Final
Ana Luiza Ribeiro dos Santos
Débora Mariane de Carvalho
O lúdico na Educação Infantil incentivando as crianças à leitura
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANDO DE SÃO PAULO – UNIDADE DE ENSINO DE LORENA
Ana Luiza Ribeiro dos Santos
Débora Mariane de Carvalho
O lúdico na Educação Infantil incentivando as crianças à leitura
2015
Introdução
A brincadeira já está inserida na criança desde o seu nascimento, em suas interações com os pais surgem às primeiras brincadeiras como o esconder o rosto. Com o passar do tempo a criança aprende novas brincadeiras, inicialmente brinca sozinha e posteriormente conhece os prazeres da brincadeira coletiva e suas brincadeiras tendem a ficarem cada vez mais ricas.
A infância é um período marcado pelas brincadeiras e jogos, onde a criança é aberta a imaginação. De acordo com Vygotsky (1991,p 62): “ao estabelecer critérios para distinguir o brincar da criança de outras formas de atividade, concluímos que no brinquedo a criança cria uma situação imaginária.”
Em nenhuma outra fase da vida, as crianças se desenvolvem tão rapidamente quanto até os 3 anos de idade. E o brinquedo tem papel fundamental em seu desenvolvimento afetivo, intelectual e social, ajudando-as no trabalho com a linguagem, um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas.
Para tanto, a leitura colabora com o desenvolvimento da linguagem e da comunicação da criança.
Em seu livro A Importância do Ato de Ler, Paulo Freire( 1989, p 09.)afirma que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”, por isso aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais.
O projeto de estágio curricular