Estagio no ensino medio
Estágio no Ensino Médio aula de Física
O Estágio Supervisionado é uma parte do currículo muito importante na formação do futuro professor porque é a oportunidade de adquirir experiência e realizar, na prática, o conhecimento teórico adquirido no decorrer da sua formação acadêmica, para que atenda às expectativas do aluno e do professor-supervisor, devem ser considerados aspectos como tempo de duração, número de alunos do professor-orientador, tempo para discussão das situações vividas e observadas, formas de supervisão e orientação do estágio, modos de interação entre os diversos elementos envolvidos.
Outro fator importante na realização do estágio, é que de frente para a realidade é que somos capazes de enxergar e reconhecer em nós a necessidade de aprimoramento em nossa formação acadêmica e também é o momento de identificar nossas aptidões e interesses em relação à nossa escolha profissional.
Esta atividade destaca-se como uma forma de promover à sociedade o que está sendo ofertada à mesma no diz respeito à qualidade da formação profissional.
O estágio supervisionado foi iniciado no dia 02 de maio de 2012 com as observações das aulas iniciais na turma do 3º colegial B. Num primeiro contato com as turmas foi possível conhecer de forma preliminar e geral os alunos de cada turma. Com o passar dos dias letivos a familiarização com os alunos foi aumentando proporcionando uma maior interação com os mesmos.
Além de um contato maior com os alunos, foi possível observar a metodologia de aula do professor Ricardo de física servindo de aprendizagem para o manejo e andamento de uma aula ministrada ao ensino médio.
Ao fim das aulas observadas, pude verificar o quanto estas aulas observadas foram enriquecedoras nos pontos de vista da interação professor/alunos, modo de exposição do conteúdo lecionado e da postura profissional em sala de aula demonstrada pelo professor para um bom desenvolvimento da minha prática