Estagio magisterio
Objetivo Geral:
• Desenvolver habilidades, hábitos e atitudes pertinentes e necessárias para aquisição das competências profissionais, analisando os aspectos teóricos confrontando com a pratica escolar.
Objetivos Específicos:
• Propiciar um campo de experiências e conhecimentos que constitua em possibilidade de articulação teórica-prática e que estimule a inquietação intelectual dos alunos;
• Criar um espaço de transição entre a vida estudantil e a vida profissional, atenuando o impacto dessa transformação, base de emancipação e autonomia;
• Incentivar o interesse pela pesquisa e pelo ensino.
• Buscar baseamento teórico através de pesquisas
• Criar situações de interação com o outro.
4 – Fundamentação Teórica
O Estágio Curricular é uma disciplina que permeia o Curso de Formação de Professores, mas merece uma reflexão sobre a importância do seu verdadeiro papel na formação do educador.
O curso de formação de Professores até os anos 60 era visto como uma prática de cópias de modelos prontos sem reflexão e busca de novas metodologias. Com o passar do tempo a profissão passa as ser apenas por pessoas do sexo feminino tratava se de uma ocupação e não uma profissão.
Por outro lado, diversas pesquisas permitem afirmar, de acordo com Pimenta (ibidem, p. 34) que:
A escola primária tem sistematicamente trabalhado com a criança que ela idealmente concebe.
Portanto, não com a criança que natural ou culturalmente já está à margem do processo de escolarização. E, são nesse espaço que se materializa uma prática (estágio) cujo ponto de partida é os modelos para ensinar. Se as crianças não aprendem o problema é delas.
Pode se percebe que então que o magistério até então não era considerado como uma profissão, no qual não era exigida uma formação especifica para atuar.
Segundo a proposta Curricular passada a década de 60, com a implementação da Lei n.º 5.692/71, o Curso Normal, conforme enfatiza Pimenta